Olive Penderghast, livros & Classic Alice

Ironically, we were studying “The Scarlet Letter”, but isn’t that always the way? The books you read in class always seems to have a strong connection with whatever angsty adolescent drama is being recounted. I consider this. Except for ‘Huckleberry Finn’, ’cause I don’t know any teenage boys who have ever run away with a big, hulking black guy.

Vocês provavelmente já sabem disso, mas essa é uma quote de Easy A. Quando eu vi esse filme pela primeira vez – e que fique claro que é um dos meus filmes preferidos de todos os tempos, podem me julgar o quanto for – foi uma das partes que eu mais gostei. E é tão verdade. Talvez porque eu sempre tive um fraco por aulas de literatura, mas sempre pareceu que os livros tinham alguma coisa a ver com a minha vida.

E não é uma coisa que acontece só com os livros pra aulas. Tenho um problema porque compro livros mais do que meu tempo e meu dinheiro permitem. Achei que comprando um kobo meu problema ia diminuir e agora meu vício tá físico e digital. Aqui tá o problema: tem uma livraria no meio do caminho. Não literalmente no meio do caminho, mas todos os dias, na volta pra casa da faculdade, desço do ônibus perto de uma livraria. E de não resistir a entrar a não resistir a comprar é só um passo. Enfim, eu carrego livros por aí o tempo todo e confesso que prefiro ficar olhando pra eles a prestar atenção nas coisas ao meu redor. Essa semana, por exemplo, tô dividindo meu tempo entre uma distopia YA e um livro que eu não consigo entender se é engraçado ou não.

Eu sou do tipo, então, que consegue arranjar um jeito de se identificar com as histórias que eu to lendo. Provavelmente por elas serem uma grande parte do meu dia-a-dia, mas a verdade é que mesmo os livros clássicos, sobre outros tempos e espaços, tão distantes da minha vida, parecem que de algum jeito se encaixam.

De volta à Olive Penderghast: pra se defender, ao contrário do que faz sua counterpart fictícia (Hester Prynne), a Olive põe sua vida na internet. O que é mais ou menos o que a Alice Rackham faz. Ok, pra começar, Classic Alice é uma websérie em que a personagem principal, Alice, recebe uma nota ruim em um trabalho de literatura. Acusada pelo professor de entender os personagens somente num nível acadêmico, ela resolve começar a viver a vida do jeito deles. A ideia é agir como os personagens de livros clássicos. E, claro, documentar tudo na internet.

Texto original no link (Abril/2014)

Deixe um comentário

